​Autocuidado – Self Care

by Camila Gancho Portella – Physical Education Professional

To read in another language please select your idiom on the left side of the screen.

Quanto sobre do seu tempo para cuidar de você?

Parece uma coisa simples, mas muitas mulheres deixam de cuidar de si mesmas por causa da correria do dia a dia ou porque têm que cuidar de todo mundo primeiro e aí “não sobra tempo” para elas. O que muitas de nós esquecemos é que o autocuidado é necessário para nossa saúde física e mental!

Reservar um tempinho do seu dia ou até da sua semana para você é item essencial para manter a saúde física e mental em ordem. Sair com amigos, ler, descansar, passear, fazer algo que goste, fazer uma atividade física, cuidar dos cabelos e das unhas são algumas das coisas que podemos fazer no nosso momento de autocuidado.

Uma coisa muito gostosa de fazer e que traz um relaxamento incrível é a automassagem. Ela é simples e, além de ser muito relaxante, nos coloca em um encontro com nós mesmas, em um momento de reencontro com nosso corpo, nossos pensamentos, sentimentos e sensações. É quase uma meditação. Quer tentar? Prepare-se!

love-yourself (1)

AUTOMASSAGEM

Você pode ficar em pé ou sentar-se em um lugar confortável onde você possa colocar, firmemente, seus dois pés no chão. Se quiser, prepare uma lista de músicas que você gosta. Pare e perceba como você está nesse momento. Quais pensamentos vêm à sua cabeça? Tem alguma parte do seu corpo tensa? Respire. Relaxe.

Pegue uma bolinha (pode ser de tênis ou de borracha, mas precisa ser um pouco firme e não muito mole), coloque embaixo de um dos pés e pise, fazendo movimentos para frente, para trás e para os lados, massageando todo o pé. Nos pontos de maior tensão (dor), pare e pise com mais força até que essa sensação de “dor” diminua. Sinta cada parte dele, onde tem mais tensão, onde não tem dor, onde é mais mole ou mais firme. Repita no outro pé.

Compare você agora com aquela pessoa (você mesma) que começou a automassagem a alguns minutos atrás. O que mudou? Como se sente agora? Percebe alguma mudança? Quais são as sensações nesse momento?

Não julgue, apenas perceba. Essa percepção é o começo do seu reencontro consigo mesma. Com tanta coisa para fazer na nossa vida, vamos deixando de lado nossos desejos, gostos, vontades e isso também nos afasta de quem realmente somos. Se perdermos nossa essência, perdemos nossa identidade. Recupere sua essência, com todas as suas experiências, histórias, vontades, desejos, defeitos e qualidades. ESSA É VOCÊ! E não tem nada mais bonito do que poder ser verdadeira consigo mesma.

Promova esse maravilhoso reencontro com a pessoa mais importante da sua vida, aquela que estará com você o tempo todo, a vida toda… VOCÊ MESMA! Reencontre-se, redescubra-se e seja muito mais feliz!

Depois que fizer a automassagem, me conta como foi, hein?! Quero saber TUDO!

Até a próxima!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s